22 de janeiro de 2012

Passado do meio local

No âmbito do estudo do Passado do Meio Local, solicitámos  ao posto de turismo uma visita guiada a alguns monumentos da nossa cidade.
Então no dia 4 de Janeiro, acompanhados pela Sandra e Célia fomos à descoberta do passado  de Montemor. Na caminhada que fizémos até lá fomos registando na nossa memória o que fomos observando; o pelorinho aos mortos da Grande Guerra, a janela manuelina, etc.
 Já no castelo, visitámos a igreja de S.Tiago,onde se encontra instalado o Centro Interpretativo, o convento da Saudação, a torre do Relógio e a casa da guarda, os arcos sólios tumulares, a torre da Má Hora...e ouvimos contar a sua lenda.
Descemos pela rua do Quebra Costas, escadinhas que dão acesso ao castelo em direção a duas das fontes emblemáticas da cidade,no largo da Cãmara Municipal, a fonte de D.Maria II, mais conhecida pelo Chafariz do Besugo e a fonte de Nossa Senhora da Conceição. Subimos em direção ao largo S. João de Deus, onde se encontra a estátua do padroeiro da cidade e observamos a fachada principal da igreja matriz. Com muita pena nossa, não visitámos o interior de nenhuma das igrejas da cidade porque se encontram encerradas, incluindo a casa João Cidade, sita no interior desta igreja. 
Foi muito interessante e apesar de já conhecermos muito do que vimos, não sabiamos tanto como ficamos a saber a partir desta visita.

Passado do Meio Local Slideshow: AVMN’s trip to Montemor-o-Novo (near Arraiolos), Alentejo, Portugal was created by TripAdvisor. See another Arraiolos slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Montemor-o-Novo n.º 3 - 3º Ano - Turma C
Prof.: Isabel Pinto

1 comentário:

Svetla Popova disse...

Great photos! Your town is beautiful. There are many mood in your photos- you are proud of your town. I sincerely regret that I can not visit it.